domingo, 5 de abril de 2009

KAISSA





Kaissa é a palavra goreana para “JOGO”. É um termo geral que pode se referir a qualquer tipo de jogo, mas quando utilizado sem qualificação, significa que é apenas um jogo, o xadrez goreano. Este é um jogo muito semelhante ao da Terra, apesar de existirem inúmeras diferenças entre eles. Kaissa é um jogo muito popular e quase todos os Goreanos Civilizados, independente da Casta. Existem muitos clubes e competições de Kaissa. Listas de torneios e competições importantes são normalmente mantidas em cada cidade na Torre de Documentos. A maioria das bibliotecas das cidades tem pergaminhos sobre Kaissa, suas estratégias e técnicas.

Kaissa é jogado de maneiras diferentes em cada região de GOR. Algumas cidades utilizam diferentes peças ou peças semelhantes com diferentes funções. Mas, a maior parte das cidades usa o método padrão para regras de torneios, ajudando a unificar e padronizar as partidas. Estas regras foram combinadas pelo Conselho Superior da Casta dos Jogadores e pronunciadas oficialmente pela casta dos Mercadores, no ano 10.124 CA (Vide Texto – Medidas de Tempo e Quantias de GOR), na Feira En´Kara. A padronização do Kaissa pode ser conhecida como o Kaissa dos Mercadores, Kaissa dos Jogadores ou Kaissa de EN´KARA. Infelizmente, ainda não possuímos muitos dados sobre o Kaissa, mas este texto pretende mostrar algumas regras gerais de Kaissa e sua forma de ser jogado.


Kaissa usa um tabuleiro de 100 (cem) quadrados, vermelho e amarelo, com 10 (dez) fileiras de 10 (dez) quadrados cada. Este se opõe aos tabuleiros de xadrez normais da Terra, que dispões de 64 (sessenta e quatro) quadrados com 8 (oito) fileiras e 8 (oito) quadrados cada. Em Kaissa, existem 20 (vinte) peças para cada lado, por oposição aos 16 (dezesseis) do xadrez da Terra. Um lado é amarelo e o outro é vermelho. As peças no Kaissa padrão incluem:


· 6 (seis) Lanceiros,
· 1(um) Ubar,
· 1(uma) Ubara,
· 2 (dois) Cavaleiros de Tarn,
· 2 (dois) Escribas,
· 2 (dois) Cavaleiros de Tharlarion,
· 2 (dois) Iniciados,
· 2 (dois) Médicos
· 2 (dois) Construtores.


Em outras versões do Kaissa, são incluídas peças como os ASSASSINOS e ESCRAVOS DE LANÇA. As descrições físicas de cada peça não são descritas nos livros, assim só podemos imaginas como elas podem parecer. Possivelmente como no xadrez, cada peça pode parecer diferente dependendo do conjunto específico de Kaissa.

As peças são posicionadas casas no Kaissa Padrão. Na fileira de trás, da esquerda para a direita, ficam as peças:


· Iniciado
· Construtor
· Escriba,
· Cavaleiro de Tarn,
· Ubara,
· Ubar,
· Cavaleiro de Tarn,
· Escriba,
· Construtor,
· Iniciado.

Na fileira da frente, da esquerda para a direita, temos as peças:

· Assassino
· Cavaleiro de Tharlarion
· Lanceiro
· Lanceiro
· Lanceiro
· Lanceiro
· Lanceiro
· Lanceiro
· Cavaleiro de Tharlarion
· Assassino


O Adversário coloca as peças da mesma forma.


A cor Amarela joga primeiro, o que é uma grande vantagem. Esta é a semelhança, a cor Branca no xadrez da Terra, tem sempre vantagem por iniciar a partida primeiro. Os jogadores fazem movimentos iguais, quando iniciam em segundo lugar, geralmente para tentar um empate. Quem vai jogar com as peças amarelas pode decidido de várias formas, embora o método mais usual é adivinhas qual é a cor (vermelha ou amarela) da peça Lanceiro que fica escondido na mão do mediador do jogo ou de um dos jogadores.

No Kaissa Padrão, movem-se as peças de diferentes formas e elas possuem diferentes habilidades. Infelizmente, as novelas não dão detalhes dos movimentos e habilidades de cada peça. O Movimento e habilidade de algumas peças podem ser deduzidos a partir dos jogos retratados nos livros. “Beasts of GOR” e “Players of GOR” são as duas melhores referências para isso.

O QUE SIGNIFICA “KAISSA”?

Caissa originalmente é uma Deusa (Musa) do Xadrez. O Nome foi retirado de uma ninfa de um poema escrito por Sir Willian Jones em 1763. Baseia-se na vida de “Scacchia Ludus”, em que a ninfa é referida como “Scacchis”. Marte pede aos Deuses do Olimpo para inventar um jogo que vai fazer as ninfas ficarem apaixonadas.

“Kaissa” na Europa Oriental tem a ortografia de Caissa. Kaissa também foi o nome do primeiro computador de xadrez russo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário